segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

58 #LavadorDePratos

Com essa crise hídrica assolando as cidades, toda economia que podermos fazer com a água é válida. E se estamos utilizando, saibam que muitas vezes podemos reutilizar a água para outro uso. Por exemplo, aqui em casa quando vamos tomar banho, já levamos o balde junto, pois é ele quem vai coletar a água que vamos mais tarde, utilizar na descarga. O balde virou o nosso companheiro de banho. Quando "vamos" (a louça de casa é minha responsabilidade, logo...) lavar a louça, colocamos antes uma bacia no fundo da pia para coletar a água que utilizaremos na lavagem. Essa água também é utilizada mais tarde, na descarga. Mas nem todo mundo está preocupado com o uso sustentável desse recurso tão essencial para a nossa vida, infelizmente. O restaurante aqui da rua, o Cataratas (o nome já diz tudo, não?), lava a calçada todo santo dia. Como é que pode? Já foram multados várias vezes, mas parece que não aprendem nunca. Como eu precisava de um bico mais frio, já que os últimos foram muito quentes e danosos, resolvi dar as caras no Cataratas e pedir um bico de LAVADOR DE PRATOS. A ideia não era só ganhar uns trocados, mas tentar educar os garçons e principalmente o dono, o Seu Roberto. Com o trato feito, faltava agora começar o "trampo" de lavador e educador ambiental. Fiz esse bico ontem, e embora tenha começado logo cedo, ele não durou muito. Logo que cheguei, vi a pia acumulada de louça. Era tanta, que a cada olhada, parecia que havia algo a mais naquela pilha suja. Estariam elas se reproduzindo por geração espontânea? Enfim, peguei um pano para enxugar, uma bacia para acumular a água e mandei ver na lavagem. Lava aqui, lava lá. lava ali. E como lavar louça para mim é terapêutico, estava muito relaxado. Só me esqueci que estava em um restaurante. E restaurante tem pedido. E pedido tem louça. O Seu Roberto, quando viu o que eu estava fazendo, disse para eu parar com tudo aquilo e passar a lavar louça direto. Eu resisti e expliquei a ele que na verdade, eu estava fazendo o certo, ou seja, pensando no futuro da água. Ele disse que "não estava nem aí com o futuro da água", vejam só! Eu fingi que não era comigo e continuei a lavar como eu estava fazendo. E ao me ver, ele voltou e fechou o registro. Eu disse que assim estava ótimo. Quem sabe dessa maneira ele entendia de uma vez por todas o que é a falta de água. O homem começou a ficar nervoso e sem pensar, pegou a bacia que acumulava água e despejou em cima de mim. Foi um banho de água fria e engordurada. Eu juro que nem liguei por estar encharcado de água de louça, mas fiquei bem triste com aquela água toda no chão. Pelo jeito, o Cataratas só vai entender quando virar Córrego! Vamos lá pessoal, repensem o uso da água, reduzam e se possível reutilizem! E viva o papel do lavador de pratos! #UmBicoPorDia

Nenhum comentário:

Postar um comentário