quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

65 #Barista

Imagina só pegar um bico, para quem sabe, virar um profissional especializado em cafés de alta qualidade? Pois é, meus amigos, esse é basicamente o papel do BARISTA. Do cultivo da planta até a bebida pronta, lá está ele. Como sou biólogo e apreciador de café, eu nem pensei duas vezes, fui logo até o Café Lisboa e perguntei se estavam precisando de um barista por lá. Não estavam, mas como gostaram de saber que sou biólogo, acharam que isso poderia ser interessante para as vendas. Eu concordei, é claro. Graças aos meus bicos no bar da minha tia (bico #45), eu já tinha uma noção do preparo do café em máquinas de expresso, mas em outros métodos de preparo, ainda não. Tem o coado, infusão, pressão a vácuo... A idéia era que eu fosse aprendendo cada um dos métodos, mas de início, ficaria na máquina de expresso mesmo. Meu primeiro cliente pediu um café com uma leve espuma de leite (macchiato). O segundo, um café com espuma de leite e calda de chocolate (mocaccino) e assim por diante. Tudo ia muito bem, até que entre um café e outro o pó terminou. Como assim "o pó terminou"? Eu estava em um café e falta pó para fazer café? E coube a quem ir atrás de mais pó? Tcham tcham tcham tcham. Eu, claro! Peguei o carro do Lisboa e fui até o fornecedor para trazer mais. Quando cheguei, o dono disse para eu pegar os sacos de pó que estavam próximos do portão da empresa. Peguei os sacos, carreguei o carro e voltei correndo para o Lisboa. Estava cheio de gente aguardando para tomar um café. Parecia até que era fila de sopa na rua. O primeiro café que fiz, depois que voltei, o cliente gospiu e quase atingiu a minha cara. Ele disse que tinha gosto de terra. Eu comentei que deveria ser o terroir do café, não? O segundo cliente achou o mesmo, o terceiro também, o quarto........ai eu comecei a achar estranho. Tomei um café com aquele pó e achei horrível. Chamei até a Dona Matilda, a dona do Café. Ela tomou e gospiu na hora! Que pó era aquele?  Pediu para ver a embalagem que aquele "café" tinha vindo. E quando peguei a embalagem, li: "terra vegetal". Putz! Eu fiz os clientes tomarem terra vegetal diluída em água quante? Uia. Embora a Dona Matilda tenha entendido que foi uma distração, não quis mais apostar em meus cafés, pois segundo um dos funcionários, ela correria o risco de eu fazer cafés de esterco, lixo orgânico.. E viva o papel do barista! #UmBicoPorDia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário