terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

64 #Garrafeiro


Eu juro que eu achei que não existisse mais a figura do GARRAFEIRO, mas ele existe sim! Embora a gente chame de "catador", saibam vocês que existem catadores específicos para cada tipo de material reciclável ou reutilizável. Antigamente o garrafeiro, era o nome dado aqueles que compravam ou pegavam garrafas usadas encontradas  nas ruas da cidade, em carroças de tração animal. Mas o tempo passou, e hoje existem poucos comparado aqueles que no passado, viviam dessa coleta. Eu nunca tinha reparado, mas na minha rua mesmo, de madrugada, passa um garrafeiro. Segundo o Zé, o porteiro do meu prédio, ele se chama Seu Nico e trabalha sozinho. Não é só pela necessidade de pegar um bico e ganhar alguns trocados, mas a curiosidade conta bastante. E eu estava interessado em descobrir o que acontece com as garrafas? Ele sobrevive apenas dessa coleta? Enfim, montei vigília de madrugada e consegui falar com o Seu Nico. Ofereci o bico e ele topou na hora. O meu trabalho iria ser no seu galpão. Lá vi uma montanha de garrafas de cerveja, suco, água, licor, vinho, whisky, vodka, cachaça, perfume....tinha garrafa de tudo e com toda cor. Ele não vivia disso, mas colecionava garrafas, muitas garrafas. Pediu que eu organiza-se tudo aquilo por coloração. Dito e feito. Organizei tudo sem que houvesse nenhum problema. Faltava agora, só o Seu Nico dar uma olhada e me dizer se estava mesmo tudo "ok"! Chegando, ele olhou, olhou e olhou sem dizer nada. Olhou para mim e emocionado disse: "essas garrafas são minha vida! Elas são raras e fazem parte de uma coleção que começou com o meu avô. Obrigado!". E eu achando que eram garrafas sem valor algum! Aff! O Seu Nico já tinha falado para eu voltar no dia seguinte, quando tropecei numa maldita rolha. E para não cair de cara no chão, apoiei em um armário, que caiu é claro, caiu sobre as tais garrafas raras que eu havia organizado. Putz! De emocionado, ele virou uma fera e quase me engarrafou ali mesmo. Pedi mil desculpas, mais uma vez, mas não teve jeito, o homem ficou chorando sobre cada caco. Magoei. E viva o papel do garrafeiro! #UmBicoPorDia

Nenhum comentário:

Postar um comentário