domingo, 4 de janeiro de 2015

30 #Ilustrador

Meu pai é cartunista. E eu fui o único em casa a seguir esse traço. A ilustração sempre esteve comigo. Ela e meu gosto pela natureza. Já fui até premiado em salões de humor, ilustrei livros e até paredes. Então, como ILUSTRADOR, eu acho que não teria problema algum em achar um espaço sobrando. E não é que eu estava certo! A pizzaria aqui do bairro, a Borda de Ouro, estava precisando de alguém para ilustrar os cardápios, já que iria reinaugurar em grande estilo. O único problema foi que a proprietária, a Dona Wanda, queria que eu fizesse um retrato dela apresentando o cardápio. Bom, eu fui super sincero ao dizer que não era um retratista, mas um ilustrador voltado basicamente para o humor, ou seja, eu era muito mais da caricatura, do que do retrato. Ela só disse para eu garantir que faria uma ilustração fiel a ela. Eu topei, peguei algumas fotos e comecei a rabiscar. Ele tem traços fortes, e isso facilita muito a caricatura. Em poucos minutos eu terminei e já mandei para a Gráfica do Perches, que só abriu no domingo, pois é  apaixonado pelas pizzas e pela própria Dona Wanda. Com os cardápios prontos, eu fui correndo até a  pizzaria para apresentá-los. Os garçons viram antes e riram muito. Disseram que tinha ficado ótimo e que a Dona Wanda iria adorar. De repente ela entra na pizzaria e dá de cara com a pilha de cardápios. Pega o primeiro e o abre com entusiasmo. E de repente ela ficou muda por alguns segundos. E gritando disse: "Luccas que p.... é essa que você fez?", " Você acabou comigo!", "O que meus clientes vão achar disso?", "Eu não sou essa bruxa que você fez!". Eu até tentei lembrá-la que foi ela mesma que me pediu algo fiel, mas não adiantou. Pô, eu honrei minha palavra, ou melhor, traço, e ainda tenho que escutar esses absurdos? A caricatura é uma homenagem gráfica a uma pessoa. Não escrevemos sobre ela, mas a desenhamos com o maior respeito e fidelidade. Enfim, ela jogou todos os cardápios no forno e disse para eu melhorar o meu traço. Melhorar o meu traço? Aff! Fui embora bravo, mas sem gritar em alto e bom som, viva o papel do ilustrador! #UmBicoPorDia        

5 comentários: