quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

54 #Lavadeiro

O homem que lava roupas, seja na mão, seja utilizando maquinário próprio para lavá-las, é o LAVADEIRO. Eu confesso que nunca tinha escutado esse nome, mas se existe a mulher que lava roupas, por quê não pode existir o homem que também as lava? Antigamente, direta ou indiretamente, todo mundo lavava roupas na mão. Hoje, embora ainda existam pessoas que as lave usando o muque, a maioria divide essa tarefa com a tecnologia. Na verdade nem é divisão, pois são as máquinas que lavam tudo. Sobra mesmo para nós, tirá-las da máquina e estendê-las no varal. Quando é claro, não há a participação da secadora. É tudo muito simples. E se é simples assim, pegar um bico em uma lavanderia, é mais prático ainda. Peguei minha bicicleta e lá fui eu tentar algo em uma lavanderia que fica aqui no bairro, a Lavanderia do Porto. A Dona Bastiana, a responsável pelo "pedaço", me explicou rapidamente o ofício e lá fui eu lavar a minha primeira trouxa de roupas. Coloquei tudo na máquina, adicionei o sabão e o amaciante, programei e apertei o botão para ligar. A água começou a jorrar, mas o problema é que ela não ficava retida no tambor e vazava por algum canto. Tirei toda a roupa da máquina e comecei a investigar, para ver se achava algo. Achei. Era um cano desconectado. Recoloquei as roupas e na hora de ligar, a água não jorrou mais. Aff! Tirei as roupas pela segunda vez e fui ver o que estava acontecendo. Como não encontrei nada, resolvi chamar a Dona Bastiana. Ela deu uma olhada rápida e disse que estava tudo certo. Mas pediu, antes de eu ligar, que desse um banho de água sanitária no tambor, pois ele estava começando a ficar encardido. Fiz o que ela me pediu com todo o cuidado, já que água sanitária mancha que é uma beleza. Enquanto deixei agindo, fui ver o que mais poderia fazer na lavandeira. Logo que me viu, a Dona Bastiana pediu que eu jogasse uma trouxa de roupas coloridas na máquina que estava ao lado da minha. Peguei a trouxa, joguei na máquina, adicionei o sabão e o amaciante e liguei. Eu estava feliz de conseguir ligar pelo menos uma máquina. E quando fui voltar pra minha, não a encontrei mais. E pra ajudar, as máquinas são todas iguais. "Mas pera aí! Será que eu coloquei as roupas colori...!". Putz! Joguei as roupas coloridas na máquina com água sanitária! rapidamente tirei tudo, mas não adiantou, o que era colorido, havia ficado manchado como aquelas camisetas de hippies, sabem? O cliente quase me deixou de molho e a Dona Bastiana coitada, quase teve um treco. Agradeci e achei melhor ir embora. E viva o papel do lavadeiro! #UmBicoPorDia

Nenhum comentário:

Postar um comentário