sábado, 24 de janeiro de 2015

50 #Técnico

Ser técnico é ter o conhecimento prático de uma arte ou de uma ciência. Muita gente marginaliza os coitados dos técnicos, mas quando a coisa aperta, alguém chama um PhD para trocar o cano, tomada, pintar a casa ou arrumar a televisão? Claro que não. Chamam mesmo é o técnico. E se o chamam é porque tem trabalho de sobra, não? E se tem trabalho, tem bico sobrando por aí. E se tem bico, lá estarei eu. De todos os ramos, achei que seria melhor focar no TÉCNICO DE TV. Eu nem tenho conhecimento nessa área, apenas sei, assim como todos, operar o antigo "tubo televisivo" como usuário mesmo. E tem outra razão forte para ir atrás das tvs, o desemprego. Eu não poderia deixar passar uma oportunidade dessas. Claro que hoje em dia, os televisores estão cada vez mais modernos. É como se tivessem um "técnicozinho" dentro deles, pois basta acionar os botões do controle remoto, para que tenhamos tudo na nossa mão. Sendo assim, a minha estratégia era aproveitar essa moda retrô de restaurar coisas antigas, mesas, rádios, roupas, carros, bicicletas...e os televisores de tubo, por exemplo, para conseguir um trabalho. O Seu Tite, é  um técnico de tv e de assuntos gerais, que tem uma venda aqui perto de casa. Ele gostou da ideia,  aceitou o meu bico, mas não deu muito "o braço a torcer". Segundo ele eu não teria muito serviço com televisores antigos. Bem, mas foi só eu anunciar os serviços na redes sociais, que logo pela manhã, recebemos três televisores antigos. O Seu Tite ficou surpreso e logo foi mudando de opinião. O serviço não era nada muito complicado. Um televisor estava sem o botão da sintonia, o outro era para trocar a tomada e o terceiro e último, estava com a antena quebrada. Bom, depois de consertamos todos eles, chegava a hora de ligá-los para ver se estava tudo em ordem. O Seu Tite disse para eu ligar os três em uma tomada de barra e depois ligá-la na tomada com a voltagem certa. Enquanto o Seu Tite atendia um cliente, eu fiquei o responsável pelo teste nos televisores. Encontrei duas tomadas, uma era 110 volts e a outra, 220 volts. Pensei comigo: "se eu estou testando três aparelhos, deve ser uma voltagem maior, ou seja, 220 volts, claro!". E foi ligar e escutar um "BOOM" e ver uma fumaça escura saindo dos três aparelhos. Putz! Era como acabar de fundir o motor não de um, mas de três carros antigos e valiosíssimos. Os clientes queriam me matar e o Seu Tite então, nem se fala. Pedi mil desculpas, mas o canal acabou fechou sério para mim! E viva o papel do técnico de tv! #UmBicoPorDia

Nenhum comentário:

Postar um comentário