sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

42 #Servente

Um bom pedreiro é aquele que faz de tudo, mas sem deixar desmerecer o serviço, principalmente quando o assunto é o acabamento. Todo mundo tem histórias para contar dele. Sejam elas boas ou ruins, é ele o responsável que deixará, ou pelo menos irá tentar deixar, o que você pediu no prumo. Eu sempre tive sorte, pois os pedreiros que passaram por minha casa, sempre foram gente boa. Até mesmo quando não faziam as coisas direito. E foi através de um deles, o Seu João, que consegui um bico. Como eu não tinha nenhuma habilitação especializada no assunto, fui ser SERVENTE DE PEDREIRO, ou seja, o ajudante. Eu até falei para o Seu João que por ser artista gráfico e gostar de fazer trabalhos manuais, isso poderia me ajudar em alguma tarefa. Ele não ficou muito convencido, mas também não disse nada e foi logo me colocando para rebocar uma parede. Bom, vai ser como revestir um bolo, pensei. A massa já estava pronta, bastava então, molhar os tijolos, para uma melhor aderência, e mandar ver com a espátula. Fiz a base da parede e fui subindo. Quando eu estava na metade, parei para descansar um pouco, pois com esse calor todo não dá para arriscar. Eu estava na sombra do telhando quando escutei um canto grave, vindo logo acima de mim. Não era possível ver quem era o tenor emplumado, mas ele não parou de cantar. Como sou um observador atento, eu tinha que descobrir quem era. Olhei para dentro da obra e vi uma escada. Peguei a dita cuja e encostei na parede ao lado de onde eu chapiscava. Eu não ia correr o risco de estragar a minha parede, encostando a escada nela. Posicionei a escada e subi um, dois e quando ia acessar o terceiro degrau, metade do muro caiu para o outro lado. Imediatamente a escada virou uma gangorra e eu fui jogado de cabeça sobre os tijolos do muro. Olhei para trás, e vi o Seu João com aquela cara de total desaprovação. Eu disse que ele não se preocupasse, pois eu iria juntar todos os tijolos e colar um por um. E ele disse: "colar um por um"?. Respondi: "mas eu posso colar de dois em dois?". O Seu João riu e disse que não daria muito certo um artista trabalhar na obra. Para ele, seria mais interessante que eu envolvesse na parte de decoração, mas, por favor, não na construção. Talvez ele esteja mesmo certo. Enfim, viva o papel do servente de pedreiro! #UmBicoPorDia    
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário